Preservação Da Água: 6 Ações Que As Empresas Podem Fazer Hoje!

Navegue pelo Blog da Projesan
19/4/2024
Tempo aproximado de leitura:
4 minutos

Você sabe como a sua empresa pode contribuir para a preservação da água? Os consumidores já estão mais conscientes dos impactos das atividades industriais na natureza e esperam das marcas posições e ações mais sustentáveis, o que passa também por uma maior preocupação com a qualidade e proteção deste recurso tão importante para a vida na Terra.

Para além de atender as expectativas do seu público, é necessário compreender de forma genuína a necessidade de proteger este insumo, não apenas para o consumo humano, mas para a economia. Afinal, sem água, diversas atividades seriam impossibilitadas, a exemplo das produções agrícolas, têxtil, entre outras.

Embora o Brasil possua a maior reserva de água potável do mundo, já ocupa o 20º lugar entre os países que mais desperdiçam este recurso tratado, segundo levantamento foi feito pelo International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities (IBNET), com dados de 2011.

Quer entender mais sobre a importância da preservação da água e quais ações o seu negócio pode desempenhar para contribuir com essa causa? Continue a leitura!

Qual a importância de cuidar da água?

Qual a importância de cuidar da água?

A água é um recurso natural indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento de todos os tipos de vida do planeta. Ela mantém o equilíbrio dos ecossistemas, além de ser um componente imprescindível para a manutenção dos ciclos biológicos, químicos e geológicos da Terra.

No dia a dia, além de servir para matar a sede, ela é usada em diversas atividades. Na economia, também exerce um grande impacto, sendo utilizada nas atividades agrícolas, pecuárias e industriais.

Porém, apenas 4% de toda a água encontrada no planeta pode ser aproveitada e consumida: a água doce, que a cada dia se torna mais escassa.

Por isso, é importante que todos tenham consciência da necessidade de preservar esse recurso, evitando desperdícios e investindo em ações que promovam a sua economia, bem como a proteção dos rios, nascentes e outras fontes de água.

E as indústrias têm uma grande responsabilidade nesta batalha, já que são responsáveis pelo consumo de cerca de 22% do líquido disponível na Terra, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Como as empresas podem ajudar na preservação da água? Veja 6 ações!

Agora que você já entende porque é tão necessário zelar pela preservação da água, confira algumas ações que a sua empresa pode investir para economia deste recurso e como ela pode se beneficiar disso!

1. Reutilização da água

Como as empresas podem ajudar na preservação da água?

Esse recurso integra uma série de processos industriais e, para promover a economia dele, as empresas podem apostar na reutilização da água, que nada mais é do que dar uma nova utilidade para esse elemento após o seu primeiro uso.

Passando pelo processo de tratamento adequado, os efluentes podem ser reaproveitados em limpezas e até para a geração de energia. Interessante, não é?

2. Captação da água da chuva

Captar água da chuva é outro exemplo de ação de economia deste recurso que a sua empresa pode investir, especialmente se a sua região é mais chuvosa. Ela pode ser aproveitada em diversas atividades, como lavagens de galpões, descarga de privadas e na irrigação de jardins.

3. Lavagens a seco

Hoje, também já existem muitas alternativas ao uso de água em processos de limpeza, a exemplo das técnicas de lavagem a seco, o que reduz significativamente o uso deste recurso.

4. Controle e vistoria das fontes de água

Outra forma de contribuir para a preservação da água na sua empresa é realizando vistorias internas com o objetivo de identificar possíveis vazamentos, infiltrações e falhas hidráulicas, que podem estar causando desperdícios.

Além disso, vale contar com um sistema que dê à sua empresa o controle do consumo de água em cada processo. Assim, é possível fazer um melhor acompanhamento e avaliação do uso deste recurso em cada atividade e pensar em melhores alternativas para reduzir a sua utilização.

5. Estação de Tratamento própria

É comum que fábricas que dependem muito do uso deste recurso tenham uma estação de tratamento de água própria.

Esse investimento também pode ser um grande aliado na luta pela preservação da água, pois facilita os processos de reúso e tratamento de efluentes industriais.

6. Soluções químicas inteligentes para o tratamento de águas industriais

Soluções químicas inteligentes para o tratamento de águas industriais

Contar com soluções químicas inteligentes para o tratamento dos efluentes da sua indústria também é outra forma de contribuir para a preservação da água, afinal é possível, por meio disso, garantir a qualidade deste recurso ao devolvê-lo para a natureza.

Assim, você não só cuida da água, como de toda fauna e flora que depende dela e também garante a saúde das pessoas que sobrevivem da pesca e outras atividades ribeirinhas, por exemplo.

Aqui na Projesan, entendemos que apostar na evolução da água é também cuidar das pessoas, já que a melhoria deste insumo influencia positivamente na qualidade de vida de todos.

Contamos com uma equipe de profissionais técnicos extremamente competentes para produzir soluções químicas planejadas para atender às necessidades individuais de cada empresa que atendemos, desde floculantes, coagulantes, alcalinizantes, entre outros produtos indispensáveis nas etapas de preparação da água.

Aproveite e saiba mais sobre as soluções da Projesan e invista na evolução deste recurso na sua organização!

O futuro tem água de qualidade porque o presente tem soluções químicas inovadoras.

SÃO PAULO | SP
Rua do Rocio, 199, Vila Olímpia, 04552-000 Edifício Aurélia Office Tower, 12º andar
(11) 5196-4245 | (11) 5196-4246
Ver no Maps →
CAPIVARI | SP
Rodovia Do Açúcar, S/N, Caraca
Km 131, 206 m, 13360-000
(19) 3199-8033 | (19) 3199-8034
Ver no Maps →
GASPAR | SC
Rua Vidal Flávio Dias, 635 Belchior Baixo, 89117-455
(47) 3703-3000
Ver no Maps →
Ao clicar em "Aceitar " você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.